Muda Mooca

Muda Mooca

Danilo luta há mais de 20 anos para arborizar o bairro onde mora, que tem pouquíssimas árvores. Seu projeto Muda Mooca arrebenta o cimento das calçadas, em busca de novos locais para plantar.

 

Uma analogia que eu faço é a da varrição da rua. A prefeitura tem o dever de varrer a rua. Mas ninguém vai te punir se você pegar uma vassoura e sair varrendo. Desde que você cumpra

todas as diretrizes do manual técnico de arborização urbana, que estabelece a largura mínima de calçada, distância de poste e de placa de trânsito e, sobretudo, as espécies recomendadas, não tem nada na legislação que te impeça de plantar árvores.

 

SEGREDO DE QUEM PLANTA

  • É preciso negociar com os vizinhos. Bifone e seus parceiros do Muda Mooca identificam calçadas que poderiam abrigar árvores e têm de conseguir a autorização dos moradores do local para remover o cimento para poder plantar. Nem sempre é fácil. "A Mooca tem uma história industrial", diz o plantador. "Muitos moradores perderam a ligação com a terra e não querem árvore, pois acham que ela vai gerar sujeira com as folhas."