Wermesson Duarte

Wermesson Duarte

Aos 11 anos, Wermesson ganhou respeito de sua comunidade por plantar e cuidar de uma praça de periferia em Igatu, Ceará. Ele conseguiu o apoio de comerciantes locais, que lhe trazem água, e de algumas crianças, que vão com ele regar as plantas duas vezes por dia.

 

Eu fiquei muito triste porque colocaram óleo num pé-de-pau e ele morreu. Eu pensei: "meu Deus, quanta maldade tem no mundo"! Mas depois eu me alegrei e plantei primeiro um pé de caju, depois um de azeitona e um de tamarindo, num círculo que tinha lá na praça. Eu nunca vou deixar de cuidar das minhas plantinhas aqui da praça, se Deus permitir. Vamos colocar mais plantas para a nossa cidade ficar cada vez mais linda.

 

SEGREDOS DE QUEM PLANTA

  • Você tem que fazer bem feito. "Tem que aguar muito e nunca desistir daquela planta", diz Wermesson. Você tem que cavar e deixar ela bem funda prá raíz da planta ir bem longe mesmo, pra planta não morrer."
  • O plantador têm que ir além do seu círculo imediato de relações. Apesar da pouca idade, Wermesson engajou muitos adultos da comunidade, como o casal de comerciantes Carlos Henrique e Natália Siqueira, que se tornaram parte essencial do seu projeto de arborização da praça pública.