Jadav Payeng

Jadav Payeng

Em 1979, quando ainda era adolescente, Payeng começou a reflorestar os arredores de sua casa, para combater a erosão do solo. Desde então, o indiano vem plantando uma muda de árvore por dia. Sozinho, ele restaurou uma área de 550 hectares.

Desde que isso aqui virou uma floresta densa, 115 elefantes passaram a viver aqui durante 3 meses por ano. Na minha floresta também tem rinocerontes, veados e muitos tigres. Depois de 40 anos nós também vimos abutres voltarem para esta área.

Mas quando as árvores ficaram grandes, ficou mais difícil para mim protegê-las. A maior ameaça era de homens que querem destrui-las para ganhar dinheiro. Com isso, os animais ficariam vulneráveis de novo. Não tem monstros na natureza, só humanos. Os humanos consomem tudo até que não reste nada. Nada está a salvo dos humanos, nem tigres ou elefantes. Eu digo prás pessoas: cortar estas árvores não vai te trazer nada. Corte a mim antes de cortar essas árvores.

SEGREDOS DE QUEM PLANTA

  • Não é preciso fazer alarde. O bom trabalho acaba sendo descoberto e inspira a comunidade. O esforço de Jadav foi descoberto por acaso, após décadas, por um fotógrafo que andava pela ilha e percebeu o surgimento de uma floresta onde antes não havia nada. Desde então o indiano ganhou prêmios e reconhecimento internacional.

 

Imagem: UK in India/Flickr e uma ilustração do livro "Jadav and the Tree-Place"/Wikipedia