Ex-bancário por profissão, Durval tem como lema: "Plantar árvore é acreditar no amanhã". E ele acredita.
O prazer de plantar árvores e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo, e ser correspondido, é por demais gratificante. O início, pra valer mesmo, deu-se por volta de 2008, quando residia próximo a uma avenida muito movimentada aqui na minha cidade, Araras - SP. Na avenida, ambos os lados, há muitas árvores de Ipê. Pensei comigo: Tudo isso num futuro não tão longo, irá acabar. Comecei então a colher sementes de várias espécies e fazer as próprias mudas e depois plantá-las.
O casal Durval e Inês produz mudas em casa para plantar. Depois, Durval sai de escavadeira em punho, buscando locais públicos onde plantar. Ao longo das duas últimas décadas a sua campanha "Vamos Plantar uma Árvore?" conquistou 14 mil seguidores nas redes sociais.
Isto é um prazer muito grande e um compromisso com a natureza. Números, eu não fico aí na marcação. O importante é que eu plantei mais uma hoje..
SEGREDO DE QUEM PLANTA
Tamanho não é documento. O casal produz suas mudas em caixas de leite no quintal de casa, de apenas 30 metros quadrados, com sementes de frutas de suas refeições.
* * *
Nas fotos:
- Durval cultivando a sua floresta urbana (Foto de Tiago Penteado).
- Avenida em Araras, com ipês que inspiraram Durval.
- Frutíferas plantadas entre os ipês.
- No dia da árvore, mais uma muda... Esperança no futuro.
- Árvores margeando curso d'água e contraste e florada do ipê-branco: apenas alguns dos exemplares plantados e cultivados por esse plantador fantástico.
- Nova muda ganhando espaço e cuidados.
Araras SP
Brasil